quarta-feira, 30 de junho de 2010

DECISÕES DIFÍCEIS

DECISÕES DIFÍCEIS
Amado irmão,
Na vida, temos que tomar decisões frequentemente; umas são bem fáceis, outras nem tanto, algumas são difíceis e outras são muito difíceis.
Na verdade, nós somos, hoje, fruto das decisões que tomamos ontem.
Quantas decisões erradas eu já tomei em minha vida! E penso que isso já aconteceu com você também.
Essa carta se deve ao fato de que estamos para tomar aqui na MCM, no momento, uma decisão bastante difícil. E não podemos errar. E estamos buscando no Senhor todos os caminhos para que não erremos nessa decisão.
Quando você for tomar uma decisão difícil, em primeiro lugar não tema o homem; a Palavra do Senhor diz “Quem teme o homem arma ciladas” (Provérbios 29.25). Às vezes, tomamos decisões buscando não ferir alguém, só que, nesse caso, tentando agradar uma pessoa, você poderá estar ferindo mil. Tenha a coragem de ficar sozinho, se for preciso. Certa vez, todos os seguidores de Jesus o abandonaram, menos os doze.
Algumas vezes, uma determinada decisão poderá levar até anos para ser tomada. Lembro-me que nos anos 80 estávamos começando uma igreja em Firminópolis, a 10 km da cidade em que eu morava, Montes Belos. O trabalho ia bem e o cinema da cidade, fechado, estava a venda; era a oportunidade de termos um prédio excelente e um local para 300 pessoas. Compramos o prédio. Mais tarde, o Pr Amarildo, que liderava o Ministério Mundial da Conquista, foi para Firminópolis e assumiu a igreja lá. O prédio estava em nome da igreja em Montes Belos, que eu pastoreava.
Deveríamos vender o prédio para o ministério do Pr Amarildo, por um preço de mercado ou quem sabe por um preço simbólico?
Deveríamos simplesmente transferir o imóvel para o Pr Amarildo?
Não foi uma decisão fácil. Discuti o assunto com os líderes da igreja em Montes Belos, contudo, mesmo assim, não havia plena paz em meu espírito sobre qual decisão tomar. E só depois de dois anos decidimos que o prédio deveria ser simplesmente transferido para o ministério do Pr Amarildo, a quem pertence até hoje.
Não tome decisões precipitadas. Veja Provérbios 19.2: “Não é bom proceder sem refletir, peca quem é precipitado”.
Nunca tome uma decisão difícil antes que você tenha plena segurança para fazer isso.
Nunca tome uma decisão difícil sem que todos os ângulos da questão sejam examinados em todos os seus detalhes.
Toda decisão errada que você tomar, mais tarde você vai descobrir que errou e vai se arrepender, só que, então, será tarde demais.
Estudiosos dizem que nós tomamos cerca de 15000 decisões por dia. Claro que a maioria delas é de decisões corriqueiras, tais como levantar-se da cama ou ficar lá mais alguns minutos. Depois você terá que decidir o que vai comer no café da manhã; são decisões muito simples e quase nem percebemos quando as assumimos.
Nunca tome decisões em relação a algum assunto em momentos de tensão ou de crise. Espere a poeira baixar. Por exemplo, se seu filho merece uma surra e no momento você está muito irado com ele, provavelmente, esse não é o melhor momento para castigar o seu filho; se você fizer isso, poderá estar provocando amarguras e rancores no coração dele, e não a cura de uma rebeldia que eventualmente estará no coração do seu filho.
Em muitas ocasiões, você precisará ouvir a voz de Deus antes de decidir. Só que Deus nem sempre fala exatamente na hora que eu quero, mas Ele fala no momento próprio e quando Ele decide falar. Espere Deus falar.
Certa vez, eu fiquei três anos esperando uma palavra de Deus que nunca vinha. Quando a esposa de Abraão, apesar da clara promessa de Deus, não ficava grávida, eles tentaram resolver o problema de Deus, tendo um filho com a empregada egípcia. Esse foi o maior erro do ministério de Abraão. Isaque nasceu no tempo de Deus e não no tempo estabelecido por Abraão. Leia com atenção Genesis 21.2 “Sara concebeu e deu a luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara”.
Portanto, nas decisões mais difíceis tenha muita calma e espere o tempo necessário. Deus vai falar. No tempo dele ele vai falar.
Outra coisa fundamental na hora de tomar decisões difíceis: não tome nenhuma atitude que impeça a liberação do Espírito Santo sobre a situação, permita que o Espírito santo tenha toda a liberdade para se mover. Toda vez que quebramos princípios, o Espírito Santo fica impedido de se mover.
Pode haver também o caso em que uma decisão difícil tenha que ser tomada quase que instantaneamente. Um sargento comandando um pelotão, no momento crucial de uma batalha, terá que tomar decisões instantâneas que implicarão na vida dos seus comandados. Nessas horas, o centro das decisões se dirige para as regiões do nosso cérebro ligadas às emoções e não à razão. Mas essas situações são raras, não é todo dia que um sargento está à frente do seu pelotão com as balas, bombas e granadas zunindo por todos os lados.
Muitas vezes, os grandes comandantes se revelam em decisões dificílimas que foram tomadas instantaneamente. É nas grandes crises que os verdadeiros líderes se manifestam. Não há pelotões fracos, há capitães fracos.
Enquanto você não tiver paz, não decida. Empenhe-se para alcançar a paz. Não dê nenhum passo antes que você tenha plena segurança do que está fazendo.
Agora leia com atenção Provérbios 24.6 “Faze a guerra com prudência. Na multidão de conselheiros está a vitória”.
Seja humilde, busque conselhos e aceite os conselhos. O texto não diz multidão de conselhos, mas multidão de conselheiros. Ouça, ouça, ouça.
Espere Jesus falar, quando ele fala, ele cria. Quando você caminha no que Jesus falou, ele paga a conta.
PR. JOSÉ RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abimael F. Ferreira

Abimael F. Ferreira