segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Internet desafia homem e Igreja, diz papa

Pontífice diz que ambos precisam aprender a linguagem virtual para divulgar mensagem religiosa
(AFP)

Em discurso ao Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais nesta segunda-feira, o papa Bento XVI chamou a atenção para o que considera "riscos" no uso da internet. O pontífice fez referências à exposição da privacidade, à superficialidade das relações e à difusão de opiniões que contrariam a verdade.

As novas tecnologias estão mudando o modo de o homem se comunicar, disse o papa. Consequentemente, a cultura digital criaria desafios à capacidade da Igreja de expressar sua mensagem. "A fé sempre penetra, enriquece, exalta e estimula a cultura. Por isso, é preciso escutar a linguagem dos homens de nosso tempo para acompanhar a obra de Deus no mundo", disse.

Ele lembrou que Jesus, no anúncio do Evangelho, utilizou elementos da cultura de seu tempo. Por isso, ele incentivou os cristãos a descobrir na cultura digital os símbolos e metáforas que possam ser úteis para falar do Reino de Deus ao homem contemporâneo.

Aos jovens, o pontífice fez um apelo especial: que façam "bom uso" das redes sociais. Ele sugere que essas ferramentas não sejam instrumento para reduzir as pessoas a estereótipos, manipular o homem emotivamente ou permitir aos poderosos manipular as opiniões dos demais.
Bento XVI tratou do tema em antecipação ao 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011, que será comemorado em 5 de junho. Ele pretende reforçar a mensagem de que a internet não pode substituir o contato direto entre as pessoas e que as novas tecnologias precisam estar a serviço de toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abimael F. Ferreira

Abimael F. Ferreira